Entre os dias 16 e 20 de setembro, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza a 33ª Semana de Comunicação (Secom), com o tema “Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público”. O evento oferece palestras à comunidade de interesse, bem como oficinas e visitas técnicas dirigidas a estudantes. As inscrições e a participação são gratuitas.
Entre os painelistas estão a jornalista Lynara Ojeda, de Florianópolis; o repórter e crítico Pedro Alexandre Sanches, de São Paulo; e a professora Maíra Bitencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de Brasília. As conferências iniciam pela manhã, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia, no Jardim Carvalho. Oficinas e cursos rápidos de aperfeiçoamento ocorrem nos laboratórios do Departamento de Jornalismo durante toda a semana.
As formações envolvem pesquisa no banco de dados do IBGE, fotografia, diagramação, conteúdos digitais, práticas anti-racistas, imprensa literária, crítica de cultura, checagem e assessoria de comunicação. Outro destaque na programação são as visitas técnicas a veículos de comunicação em Curitiba e Ponta Grossa, além de saídas de campo a acervos e espaços culturais. O coordenador do curso de Jornalismo da UEPG, professor Ivan Bomfim, afirma que a Secom é um dos principais eventos no calendário do departamento. “Alunos e professores se mobilizam para trazer convidados de importância e disponibilizar atividades práticas que terão impacto muito positivo na formação dos novos jornalistas, sendo uma celebração da importância do trabalho jornalístico de qualidade”, ressalta.
A coordenadora da edição, professora Graziela Bianchi, também entende a Semana como um momento importante para debates e compartilhamento de ideias. “A participação de todo curso em distintos espaços para trocas de informações nos traz experiências e vivências muito ricas e que são valorizadas por todos e todas nós, por isso o esforço em incentivar esses eventos”, declara. A 33ª Secom é uma realização do Departamento de Jornalismo da UEPG, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), projeto Elos (Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã), com apoio do Mestrado em Jornalismo e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Atuam na organização do evento estudantes bolsistas de extensão e de pesquisa, com apoio da Fundação Araucária.
Para se inscrever, basta comparecer ao Departamento de Jornalismo, Bloco C, Campus Centro.
Serviço
33ª Semana de Estudos em Comunicação
de 16 a 20 de setembro de 2024
Tema: Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público
Local: Departamento de Jornalismo e Auditório da ABO
Atividades: Palestras, Oficinas e Visitas Técnicas
Organização: Departamento de Jornalismo/UEPG
Apoio: projeto Elos (Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã), PPGJor-UEPG, Secisa, Proex, Centro Acadêmico João do Rio.
Contato: (42) 3220 3389
Texto: Jornalismo UEPG | Fotos: Domitila Gonzalez* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Mostrar mais comentáriosVeja tambémInfraestrutura... Obras em rodovias entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão chegam à fase de contratação Geral Governo federal destinou R$ 98,7 bi para apoiar Rio Grande do Sul Geral Qualidade do ar em São Paulo tem piora nesta quarta-feiraInfraestrutura... Anteprojeto da duplicação entre Arapongas e Sabáudia terá investimento de R$ 872 mil Gestão Pública Lâmpadas de LED devem ser instaladas nas passarelas do DF para promover a sustentabilidade Desenvolviment... IAT proíbe pesca em quatro Bacias Hidrográficas do Paraná para preservar fauna
Mín. 22° Máx. 39°