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Feira Paraná em Ação fez mais de 3,2 mil atendimentos em Francisco Alves

Nesta edição, foi possível obter documentos, receber orientação jurídica, se cadastrar em programas sociais e fazer testes voluntários de maternid...

19/05/2025 às 14h33
Por: Rinaldo L. dos Santos Fonte: Secom Paraná
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Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A feira de serviços Paraná em Ação em Francisco Alves, no Noroeste do Estado, reuniu cerca de 900 moradores e fez 3.245 atendimentos. Realizado entre os dias 14 e 16 (quarta a sexta-feira), o evento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, reúne diversos órgãos do executivo estadual, do Sistema de Justiça, prefeituras e setor produtivo para levar uma série de serviços gratuitos para a população.

Nesta edição, foi possível obter documentos, receber orientação jurídica, se cadastrar em programas sociais e fazer testes voluntários de maternidade e paternidade, acessar vagas de emprego, tomar vacinas, além de participar de exposições, palestras e programação voltada às crianças.

“Mais uma edição de sucesso do Paraná em Ação. Percorremos os municípios do Paraná levando serviços gratuitos para toda a população, numa união de forças entre o Governo do Estado, prefeituras e outros parceiros que fazem deste programa o carro-chefe da promoção de Cidadania no Paraná”, destacou Santin Roveda, secretário estadual da Justiça e Cidadania.

Na área de documentação, foram confeccionadas 424 Carteiras de Identidade Nacional (antigo RG), por meio do Instituto de Identificação do Paraná; 282 CPFs pela Polícia Penal, por meio de um convênio com os Correios, além de 128 segundas vias de certidões nascimento e casamento, emitidas pelo Cartório Distrital e viabilizadas pela Prefeitura de Francisco Alves.

Além das Carteiras de Identidade, a Polícia Civil atendeu 549 pessoas por meio do projeto PCPR na Comunidade , que oferta à população serviços como boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas devem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Outros órgãos estaduais que se destacaram nos números foram o Detran, com 549 atendimentos entre emissões de CNH Digital, regularização de pendências e distribuição de material educativo alusivo ao Maio Amarelo, e a Cohapar, que cadastrou 91 famílias no programa Casa Fácil.

Entre os serviços municipais, as áreas com maiores números de atendimento foram Educação e Cultura, com 311; Assistência Social, com 152, e Saúde, com 145 atendimentos em aferição da pressão arterial e glicêmica, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atualização da carteirinha do SUS, ações para o programa Bolsa Família e aplicação de vacinas.

PARCERIAS– Participaram da ação Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Defensoria Pública (DPE) e a Prefeitura de Francisco Alves.

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